Seia, a porta ocidental para a serra da Estrela

É no sopé ocidental da inconfundível cadeia montanhosa da serra da Estrela, outrora designada por Montes Hermínios, que se avista Seia. Esta sede de concelho do distrito da Guarda, integra 21 freguesias distribuídas em 435,7 Km2. Município, marcadamente, serrano com uma altitude que varia entre os 290 e os 1993 metros, albergando cerca de 24 702 habitantes (INE, Censos de 2011). Seia apresenta cotas entre os 550 metros e aloja aproximadamente 5.300 residentes.

 

 

 

Perspetiva sobre a igreja Matriz de Seia, 2022

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade económica no Concelho de Seia

Este concelho concentra cerca de 2,6 % no setor primário representado pela agricultura e silvicultura; 31,7% no setor secundário com a produção: agroalimentar, têxtil, calçado e energia; finalmente 65,7% no setor terciário com os bens e serviços, onde se destaca o setor do turismo. As características naturais como a riqueza em água e a altitude, permitiram a instalação do Sistema Hidroelétrico da Cascata do Alva; por outro lado, a abundância de pastagens e as condições rústicas que foram ao desenvolvimento de atividades agropecuárias e industriais, relacionadas com a produção de ovinos e caprinos, leite e lã. O famoso Queijo da Serra da Estrela, o Vinho Dão e o Burel são aqui produzidos.

 

Valores

Território de características diversas e únicas, com montanhas e planaltos de altitude, covões, vales encaixados, várzeas, rios e lagoas. Neste cenário, as suas gentes souberem, sabiamente adaptar-se, ao longo dos tempos, encontrando-se hoje diferentes vestígios, de uma índole que se reveste de diferentes formas.

Este concelho oferece assim, uma herança rica biológica e geológica, histórica e cultural. Aspetos da fauna, flora, geomorfologia e paisagem humanizada de grande interesse fazem parte do mesmo. Assim como se acrescenta a gastronomia, a transumância, o folclore, o artesanato e o aspeto religioso.

 

Património histórico e cultural do concelho de Seia

Da herança histórica um destaque para a presença romana. Calçadas, pontes, antas, sepulturas antropomórficas, são exemplo da mesma. As referências a Sena (Seia) surgem em vários documentos do Século XII, como a do foral de 1136, concedido a esta cidade pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.
A Casa das Obras, antiga solar, de traça pombalina que hoje é a Câmara Municipal; a capela de S. Pedro de origem românica, reconstruída no século XVI; a Igreja Matriz; ou a Igreja da Misericórdia merecem referência como locais a visitar.

Casa das Obras- Câmara Municipal de Seia 2022

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Capela de S. Pedro à esquerda e a Igreja da Misericórdia à direita, 2022

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Janela Manuelina do Solar dos Botelhos no Centro Histórico de Seia, 2022

 

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), o Museu do Pão, o Museu dos Brinquedos, o Centro Interpretativo de Seia e seu Centro Histórico, o Museu Etnográfico e ainda o Museu Natural da Eletricidade são outros locais de interesse.

Museu do Brinquedo de Seia, 2022

 

 

Atividades de interesse para realizar no município de Seia

Em qualquer estação do ano o viajante pode ser brindado por diferentes perspetivas ou atividades. A pé, de carro ou de bicicleta são várias as possibilidades de desfrutar o que a serra de melhor tem. Várias rotas e percursos pedestres podem ser realizados, alguns dos quais, poderão ser guiados por técnicos experientes.
No planalto cuminal de características subalpinas localiza-se o ponto mais elevado de Portugal Continental, com 1993 metros de altitude. Aqui encontra-se a torre que D. João VI, em 1817, mandou construir para que a serra alcançasse os 2000 metros de altitude. Próxima encontra-se a estância de esqui, única no país.

 

O teleférico e a pista de Sky no planalto mais alto do Concelho de Seia, 2022

Praias fluviais, rios ou lagoas poderão ser o cenário perfeito para nadar ou apenas contemplar. Destaque para a maior lagoa da serra a Lagoa Comprida, para as piscinas naturais de Loriga e para a praia fluvial da Lapa dos Dinheiros.

A Lagoa Comprida, típica lagoa de vale glaciário, e a maior de todas as lagoas de montanha da serra da Estrela, 2022.

 

Património paisagístico e biológico de Seia

Os pontos mais altos oferecem uma panorâmica para as serranias próximas ou para o vale Médio do Mondego. Geosítios, moreias, vales de origem glaciária, socalcos agrícolas e agricultura de montanha, canadas, bosques frondosos de castanheiros e carvalhais e ainda vestígios de uma floresta Laurissilva com os azereiros, são outros dos encantos da montanha senense.

 

Garganta de Loriga e a albufeira do Covão do Meio. Lagoa construída pela mão humana alojada num covão glaciário, 2022.

 

A diversidade botânica estende-se  ao pinheiro-silvestre, às bétulas, ao zimbro, à giesta, ao rosmaninho e às urzes.

Urzes na montanha, 2022.

Na fauna evidencia-se a lagartixa-de-montanha, endémica à serra da estrela; e o melro-das-rochas, uma ave de montanha consideravelmente rara. A toupeira-de-água, a lontra, o javali, o esquilo, a salamandra-lusitânica, o lagarto-de-água ou a coruja-do-mato são outros exemplos.

A conservação da natureza é um aspeto essencial e em relevo neste concelho. A totalidade do seu território foi incluído pela UNESCO, em 2020, no GeoPark Estrela. É marcante o seu património geológico de formas e depósitos glaciários. Uma parte da sua área, integra o Parque Natural da Serra da Estrela, a Rede Natura 2000 e a Reserva Biogenética da serra da Estrela. Nesta última, pode ser encontrado um património biológico de elevado valor com espécies e subespécies únicas ou muito raras, muitas delas, associadas às zonas húmidas reconhecidas pela convenção de Ramsar.

Venha até este concelho à descoberta dos sabores, dos cheiros, dos sons e das imagens e reencontre-se no silêncio das montanhas.

 

 


Posted in BEIRA ALTA, camping, caravaning, decouverte, HISTOIRE, Loisirs, Randonnées by with no comments yet.

Laisser un commentaire

Ce site utilise Akismet pour réduire les indésirables. En savoir plus sur comment les données de vos commentaires sont utilisées.